terça-feira, 27 de março de 2012

Seminário Dinamizado pela GAUDEAMUS no Dia Internacional da Mulher

A GAUDEAMUS - Associação Juvenil, através do Gabinete Para a Vida - Projecto “Tolerância Zero”, realizou, no passado dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, um Seminário sobre questões de Género e Saúde.

Este Seminário que teve lugar na Biblioteca Municipal de Tábua contou com a presença de várias/os conferencistas e muitas/os participantes, ultrapassando não só as expectativas da entidade organizadora, mas também a lotação do espaço.

Ao longo do dia, foi criado um ambiente de debate, de partilha de conhecimentos e experiências, enriquecido pela participação activa do público presente, bem como das/os várias/os parceiras/os institucionais.

Assim, o evento integrou duas conferências Plenárias, de Abertura e de Encerramento e 6 comunicações convidadas integradas na temática central e em diversos temas de enquadramento inseridos em cinco painéis temáticos.

Num primeiro momento, o Dr. Vasco Prazeres, representante da Direcção Geral de Saúde, apresentou a perspectiva institucional de Género e Saúde - Estado da Arte.

Seguiu-se o primeiro painel +Género = + Saúde, a cargo da Dra. Mafalda Ribeiro, Psicóloga Clínica do Projecto “Tolerância Zero”, onde se destacou que a Sociedade Portuguesa em geral continua a aceitar um modelo normativo ou “ hegemónico” da masculinidade, o que resulta subsequentemente em condutas disfuncionais e de risco.

Por sua vez, no segundo painel Diferença ± Doença = - Igualdade?, o Dr. Brito Largo fez a análise da situação do cuidar de pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral e concluiu que os prestadores de cuidados são geralmente as mulheres e que tal facto decorre de uma determinação sociocultural.

Já da parte da tarde, a Prof. Dra. Maria Neto dinamizou o painel + Género x Violência = - Saúde?, salientando que a violência contra as mulheres assume-se como a moderna epidemia e como tal, é necessária uma intervenção multissectorial e multidisciplinar.

O quarto painel Pobreza x Violência = - Igualdade? contou com a presença de Prof. Dra. Luísa Ferreira da Silva, que analisou a pobreza como resultado de uma desigualdade social que se repercute na saúde e subsequentemente na mortalidade e morbilidade das classes sociais desfavorecidas. Por fim, no último painel Género + ∞ = + Diferença? a Prof. Dra. Madalena Abreu fez o relato da sua experiência pessoal e realçou a importância do crescimento individual e da relevância da experiência como modo de atribuir significado à análise sensorial.

De ressaltar que, ao longo do dia, a plateia teve a oportunidade de assistir a quatro Momentos Culturais de grande qualidade proporcionados pela Associação Artística Andante que, através das artes da palavra e do som, reflectiu sobre o ser Mulher.

Para além disso, no mesmo local, os/as participantes foram convidadas/os a visitar uma exposição que apresentava as Mulheres que agraciadas com os vários Prémios Nobel, desde o início da sua entrega (1901).

Por fim, é de realçar que o número de participantes e de consequentes opiniões partilhadas nos vários debates excedeu largamente as expectativas da Organização. A presença de muitos elementos, e de várias áreas do saber deve ser encarada como indicador do interesse, da pertinência e da actualidade dos temas abordados neste Seminário.

Na verdade, a apreciação foi muito positiva, tendo sido bem classificado na sua globalidade, assim como no que se refere à pertinência do tema e à clareza das intervenções, para além de pelo menos ter correspondido às expectativas de todas/os as/os participantes, quando não de as ter superado.

Para este sucesso foi imprescindível o apoio precioso da Câmara e Biblioteca Municipais de Tábua, na pessoa da Sr. Vereadora Dra. Ana Paula Neves, assim como à presença das/os nossas/os parceiras/os institucionais – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) na pessoa do Dr. Manuel Albano, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, representada pela sua Presidente Prof. Dra. Maria da Conceição Bento, Instituto Superior Piaget de Viseu, na pessoa do Prof. Dr. Paulo Alves e da Direcção Geral de Saúde, na pessoa do Dr. Vasco Prazeres a quem mais uma vez publicamente agradecemos, englobando ainda todas as pessoas inscritas.

Sem comentários:

Enviar um comentário