quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pulseiras electrónicas para violência doméstica

As pulseiras electrónicas vão ser usadas para vigiar autores de violência doméstica. O sistema funciona através de GPS e emite um sinal de alarme para as autoridades sempre que o agressor se aproxima da vítima.

A direcção-geral de Reinserção Social quer incluir no equipamento da pulseira electrónica o sistema de GPS. Desta forma passa a ser possível localizar os autores de violência doméstica.

Sempre que o agressor se aproxima da vítima, um sinal de alarme é emitido para um pager da mulher agredida e para a direcção-geral de Reinserção Social, que por sua vez avisa a polícia. Caso a vítima esteja fora de casa, apenas o pager recebe o alerta.

Desta forma as autoridades conhecem a localização da vítima e do agressor em tempo real e podem contactar a polícia e evitar tragédias.

Desde o fim de 2009 os tribunais aplicaram o sistema de pulseira electrónica a 81 autores de violência doméstica. Este ano já morreram 15 vítimas, ainda assim menos 33 mortes do que no ano passado.

De acordo com o «Jornal de Notícias», o sistema GPS através da pulseira já foi testado e deverá começar a funcionar em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário