sábado, 17 de dezembro de 2011

Cérebro das crianças abusadas é diferente

As crianças vítimas violência doméstica apresentam o mesmo padrão de atividade cerebral que o observado nos soldados expostos ao combate, dá conta um estudo publicado no Current Biology.

Os maus tratos são conhecidos por ser um dos mais importantes fatores de risco ambientais associados com a ansiedade e a depressão. Contudo, de acordo com o líder do estudo Eamon McCrory, da University College London, no Reino Unido ainda pouco se sabe como é que estas adversidades aumentam a vulnerabilidade das crianças para problemas mentais futuros, cita o site Alert.

Para este estudo os investigadores submeteram os cérebros de 43 crianças, metade das quais tinham sido alvo de violência doméstica documentada, a uma ressonância magnética funcional para investigar qual o impacto que os abusos físicos e a violência doméstica tinham nas crianças. No momento da realização deste procedimento as crianças visualizaram fotografias de faces de indivíduos, tristes, calmos ou zangados.

O estudo revelou que o cérebro das crianças que tinham sido expostas à violência doméstica respondia de forma diferente perante a visualização das faces zangadas versus tristes. As crianças com antecedentes de abuso apresentaram uma maior atividade em duas zonas específicas do cérebro, a ínsula anterior e a amígdala, que estão envolvidas na deteção da ameaça e na antecipação da dor. De acordo com Eamon McCrory, estas alterações não refletem danos cerebrais. Pelo contrário, estes padrões representam uma forma do cérebro se adaptar a ambientes difíceis ou perigosos. Contudo, estas alterações podem posteriormente produzir uma maior vulnerabilidade ao stresse.

O investigador revela que «estes resultados chamam a atenção para a importância do impacto que pode ter para uma criança viver numa família caracterizada pela violência. Mesmo que uma criança não demonstre sinais de ansiedade ou depressão, estas experiências podem ter efeitos mensuráveis a nível neuronal».

«O próximo passo será tentar perceber quão estáveis são estas alterações. Nem todas as crianças expostas à violência doméstica desenvolvem problemas mentais, muitas conseguem dar um salto para trás e ter uma vida de sucesso. Queremos saber muito mais sobre esses mecanismos que ajudam as crianças a ficarem resistentes», conclui Eamon McCrory.


Fonte: Revista Pais & Filhos

Link: http://www.paisefilhos.pt/index.php/homepage-mainmenu-1/notas-menu-noticias-60/4290-cerebro-das-criancas-abusadas-e-diferente

Sem comentários:

Enviar um comentário