sexta-feira, 5 de julho de 2013

Dia Internacional da Mulher com o evento “Histórias Batidas”


    A GAUDEAMUS – Associação Juvenil em parceria com a Câmara Municipal e o Mega Agrupamento de Escolas de Arganil celebrou o Dia Internacional da Mulher com o evento “Histórias Batidas”. Esta comemoração visou incrementar o nível de conscientização da comunidade face às temáticas da Igualdade de Género e da Violência Doméstica.



A iniciativa, aberta a toda a comunidade, ocorreu no dia 09 de Março de 2013 às 15h00, no Auditório da Antiga Cerâmica Arganilense, com o lançamento do livro “Histórias Batidas”, uma publicação da GAUDEAMUS – Associação Juvenil, que reúne três histórias de vida de mulheres vítimas de violência doméstica, com trabalhos interpretativos de três ilustradores.

Realizou-se também a visita à exposição de imagens concebidas pelos/as alunos/as do Mega Agrupamento de Escolas de Arganil. Estes trabalhos resultam do concurso escolar promovido pela GAUDEAMUS – Associação Juvenil, com o objetivo de trazer o tema da violência doméstica para o palco da discussão e a conscientizar, através da interpretação do texto de uma das histórias de vida, para as consequências devastadoras nas famílias sujeitas a este flagelo, desafiando os/as estudantes do 8.º ano a ilustrar, no âmbito da disciplina de Educação Visual, esse texto da publicação “Histórias Batidas”.

Os maus-tratos às mulheres perpetrados por parceiros masculinos é uma realidade séria e um problema público comum, para o qual precisamos aceitar responsabilidade colectiva. Como tal, é necessário um esforço conjunto no sentido de se modificar crenças e comportamentos erróneos  Esta ação dinamizada pela GAUDEAMUS representou mais um pequeno passo na luta contra a violência.




Sem comentários:

Enviar um comentário