quinta-feira, 4 de julho de 2013

Seminário “Género e Violência: os Desafios para a Comunidade e Saúde” - GAUDEAMUS

  A Gaudeamus promoveu um seminário no dia 12 de novembro de 2012 com o tema, “Género e Violência: os desafios para a comunidade e saúde”, na Biblioteca Municipal Miguel Torga em Arganil.
  A iniciativa inseriu-se no Projeto “Espaço livre: Escola e Família” e pretendeu “utilizar uma abordagem integrada no combate à violência doméstica no concelho de Arganil”, contando para o efeito com quatro vertentes, apoiar vítimas, reeducar agressores, incrementar o nível de consciencialização da comunidade e facilitar o trabalho em rede das diversas organizações públicas e privadas com intervenção nesta temática.


  Este seminário pretendeu “constituir-se como um momento de participação ativa, de partilha de boas práticas e de debate conjunto sobre a temática da violência doméstica, incidindo particularmente no papel dos organismos competentes em matéria de saúde”, contando para o efeito com vários especialistas nas áreas social, saúde, educação e justiça.


A Dra. Elza Pais, presidente da Sub-comissão para a Igualdade foi uma das intervenientes deste seminário e começou por recordar alguns dados relevantes como o facto da violência doméstica se ter tornado em crime público a partir de 2000.  Esta relembrou também que em 2007 aquando da revisão do Código Penal “fez se um alargamento do conceito de violência doméstica, integrando-se, por exemplo, os ex-relacionamentos, as ex-uniões de facto e relacionamentos entre casais do mesmo sexo” e em 2009, “houve novo avanço legislativo, passou a haver vigilância eletrônica para os agressores e tele-assistência para a vítima”. Iniciativas que a dirigente reputou de “inovadoras no quadro da União Europeia”.
     Antes, na sessão solene do seminário, a Dra. Elisa Berhringer deu a conhecer a associação que lidera - a Gaudemus - falou das suas origens e dos principais projetos que desenvolve e que irá desenvolver sublinhando relativamente às situações de violência doméstica que “muitas pessoas não fazem nada porque acham que podem fazer pouco”, todavia, alertou, “é melhor fazer pouco do que não fazer nada”, ate porque, sustentou,” certas pessoas em pouco tempo, em poucos gestos, em poucas ações fazem muito e outras em mais tempo, em mais gestos e em mais ações fazem pouco”.
 Por seu lado, o Dr. Carlos Teixeira começou por recordar algumas definições de violência doméstica, enumerando as formas de violência que existem, as funções da violência, reativa e proativa  recordando que a Organização Mundial de Saúde “apela a que todos cooperem na luta contra a violência, quer através de medidas locais, quer através de medidas municipais, nacionais e globais”. Por fim e ainda na sessão de abertura que antecedeu uma panóplia de painéis dinamizados por oradores em áreas tão diversas como a saúde, a educação, o social ou a justiça, usou da palavra a Dra. Paula Dinis. A vereadora da Câmara Municipal de Arganil congratulou-se pela escolha do tema para este seminário que reputou de “muito atual em tempos tão conturbados de alterações sociais”, por isso sublinhou, “saúdo a Gaudeamus pela sua realização e desejo que seja um seminário profícuo”.

  Em jeito de síntese, é importante o papel que cada pessoa tem, enquanto cidadã/ão, no combate a este flagelo. Tratando-se de um crime público é um dever denunciá-lo. Estar do lado das pessoas, nunca ignorar, nem desistir de apoiar. E que, também à comunicação social cabe um papel fundamental na resolução deste gravíssimo problema.








Sem comentários:

Enviar um comentário